Com mais de 2,9 mil custodiados inscritos para participarem da edição deste ano do Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade), a Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) recebeu congratulações da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) pelo bom desempenho alcançado, que representa cerca de 5% a mais do que o ano anterior e aumento de quase 70% no comparativo de cinco anos atrás.
Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, “os dados positivos são resultado do foco na educação como meio de reinserção social, representando uma das principais linhas de trabalho instituição, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária e Divisão de Assistência Educacional, contando também com o engajamento das equipes de servidores das unidades penais, que promovem a divulgação e conscientização dos internos” .
As provas do Encceja PPL serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro em 38 unidades prisionais da Agepen na capital e do interior. O exame visa aferir habilidades e saberes em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio para fins de correção do fluxo escolar, além de possibilitar remição de pena aos custodiados.
De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, a prova voltada às pessoas em situação de prisão segue o mesmo formato da regular, o que muda é o conteúdo das questões.