Campo Grande (MS) – Mais um servidor do quadro funcional da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) completou o Estágio de Adestrador de Cães de Guerra, promovido pela 14ª Companhia de Polícia do Exército. A cerimônia de formatura foi realizada nesta sexta-feira (7.7).
Dessa vez, o agente penitenciário da área de Segurança e Custódia, Iohaner Almeida Lemos Alves, foi quem recebeu o treinamento. Ele atualmente está lotado no Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (EPJFC), presídio de segurança máxima da capital. Entre as capacitações ministradas estão práticas e técnicas de adestramento, psicologia canina, emprego e operações com cães, aspectos jurídicos do uso de cães de guerra e enfermagem veterinária.
Para o diretor do EPJFC, Paulo da Silva Godoy, este aprendizado para os agentes penitenciários é de grande relevância, tendo em vista o projeto, já em estudo, da criação de um canil no Complexo Penitenciário para a utilização de cães no reforço da segurança nos presídios. “É muito importante capacitar os agentes para que estejam aptos a administrar, planejar e desenvolver ações com cães dentro de unidades prisionais”, ressalta Godoy.
A participação de servidores da Agepen nesta capacitação existe desde 2009. Esse treinamento da 14ª Companhia de Polícia do Exército é destinado a habilitar os militares do Exército Brasileiro e Forças Auxiliares. O objetivo principal é instruir o emprego de cães militares em suas atividades-fim, como: faro de drogas, guarda, controle de distúrbios, policiamento, além de formar Tratadores de Cães de Guerra.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, utilizar o emprego de cães policiais na segurança de estabelecimentos penais destaca-se tanto pelo grande efeito moral quanto por ser um método não letal, configurando o uso adequado da força.
Participaram da solenidade de formatura o diretor do presídio de Segurança Máxima da capital, Paulo da Silva Godoy; o diretor adjunto, José Carlos Marra; além de agentes penitenciários que prestigiaram o evento.
Texto: Tatyane Santinoni.
Fotos: Divulgação