Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Prisional, o atual diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), policial penal Rodrigo Rossi Maiorchini, ressalta que herdou a Presidência de uma gestão zelosa por sua função, e garante estar apto à exercê-la de modo eficiente e compatível com as demandas do sistema penitenciário como um todo.
“Agora é a hora de dar minha contribuição maior, retribuindo a categoria e a sociedade por tudo o que angariei, em termos de experiência, aprendizado e conhecimento”, revela o dirigente.
Servidor de carreira desde 2005, Rodrigo Maiorchini já atuou dez anos no Núcleo de Contratos da Agepen, bem como, foi representante institucional do Bolsa Formação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e membro do Plano Diretor da Agepen pelo período de 2009 a 2015.
Além disso, foi o primeiro gestor do planejamento do organograma da instituição no ano de 2013, assumiu a assessoria da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) em 2015, quando em agosto de 2019 assumiu a direção da DAF, exercendo até 31 de dezembro de 2022.
A nomeação foi publicada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, no Diário Oficial dessa quarta-feira (15). O novo dirigente assume em substituição, ao também então servidor de carreira, Aud de Oliveira Chaves, que respondeu pela direção da Agepen desde fevereiro de 2017.
Nestes seis anos de gestão, foram desenvolvidas diversas ações como a oficialização da Polícia Penal em Mato Grosso do Sul, criação de grupamentos especializados para intervenções prisionais, realização de escoltas e guarda externa de muralhas, e capacitação constante dos servidores através da Escola Penitenciária.
Além disso, contribuiu na realização de projetos voltados à ressocialização de apenados, com ampliação de ofertas de educação e trabalho prisionais, bem como, aprimorou o acesso nas áreas de saúde e promoção social; sempre com parceria integrada e proximidade de diversas instituições públicas ligadas à execução penal. Todo o trabalho sempre foi pautado no aprimoramento da segurança de toda a sociedade sul-mato-grossense.