Campo Grande (MS) – A chefe da Divisão de Contrainteligência da Gerencia de Inteligência da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (GISP/Agepen), Helaine Gomes da Silva Barros Ton, participou do 13° Curso de Inteligência Penitenciária (13° CINPE), promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP/RJ).
A qualificação envolveu a participarão de representantes de 12 estados da federação e Helaine foi a primeira agente penitenciária de Mato Grosso do Sul a receber o brevê desta capacitação. Ao todo, foram 51 capacitados.
Para servidora da Agepen, foi um longo caminho percorrido, 30 dias de muito aprendizado e conhecimento adquirido com os doze Estados da Federação estavam presentes. “Pudemos trocar experiências e verificarmos que mesmo diante das dificuldades enfrentadas por cada um, juntos somos mais fortes”, destacou. “Tenho que parabenizar a iniciativa do Cel. Veras, pela excelente organização do curso e pelo comprometimento com o aperfeiçoamento da atividade de inteligência, com certeza volto ao nosso Estado com uma rica bagagem e outra mentalidade relacionado a nossa atividade”, agradeceu Helaine.
Com 160 horas/aula, o curso foi ministrado pela Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Sispen) – no período de 27 de setembro a 25 de outubro – e abordou disciplinas de Fundamentos Doutrinários, Produção de Conhecimento, Operações de Inteligência, Contrainteligência, Inteligência aplicada à área penitenciária (IPen).
Além de aplicar a Doutrina de Inteligência da Segurança Pública (Disperj), durante a qualificação foram realizadas atividades complementares e palestras ministradas por parceiros da Polícia Militar, Polícia Civil, Escola de Inteligência de Segurança Pública (Esisperj), Ministério Público e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O curso foi certificado pela Divisão Pedagógica da Escola de Gestão Penitenciária da Seap RJ. Além do MS, participaram do 13° CINPE/2019 agentes penitenciários e profissionais dos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Brasília (DF).