O primeiro workshop do Programa de Dignidade Menstrual, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, começou hoje, dia 28, e se estenderá até 1º de novembro. O evento visa capacitar servidores de todos os estados, que atuam nos sistemas prisionais, para a implementação da segunda etapa do programa.
O Programa de Dignidade Menstrual busca assegurar o direito ao trabalho para pessoas privadas de liberdade e garantir o acesso a itens de higiene menstrual, promovendo saúde, segurança e dignidade dentro do sistema prisional.
Mato Grosso do Sul está representado pelas servidoras da Agepen (Agência Estadual d e Administração do Sistema Penitenciário) Elaine Cristina Alencar, chefe da Divisão de Trabalho Prisional, e Josecley Tasca, assessora da Diretoria de Assistência Penitenciária, que passarão por capacitação para se tornarem multiplicadoras, permitindo que as unidades prisionais e pessoas privadas de liberdade contribuam com a sociedade por meio da produção de absorventes.
“A primeira etapa ocorreu com a doação de equipamentos a todas as unidades federativas e agora pretendemos capacitar essas servidoras”, destacou a coordenadora-geral de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, Cintia Rangel.