Servidoras da Agepen recebem exames gratuitos de mamografia e preventivo do colo do útero

Categoria: Outubro Rosa | Publicado: quarta-feira, outubro 27, 2021 as 16:10 | Voltar

Em alusão às atividades desenvolvidas na Campanha Outubro Rosa, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), em parceria com Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), proporcionou às servidoras penitenciárias da Capital, na manha desta quarta-feira (27), ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Idealizador do ônibus da Cassems, o cirurgião oncológico Fabrício Colacino informou que o projeto surgiu há 10 anos,  e mais de 110 mil pessoas já foram atendidas de forma gratuita. "Nosso objetivo sempre foi levar a prevenção, levar equipamento de primeira linha e uma equipe especializada para o diagnóstico precoce, principalmente agora, nesse período de pós pandemia", destacou, durante a ação na Sede da Agepen.

Idealizador do ônibus da Cassems, o cirurgião oncológico, Fabrício Colacino.

O médico explicou que o trabalho é feito durante o ano todo, principalmente aos finais de semana, com a unidade móvel indo ao interior do estado atender os pacientes que têm menos acesso. "São realizadas prevenção ao câncer de mama, de cólo de útero, de próstata e de pele", detalhou. "O diagnóstico precoce representa 95% de chance de cura, menos sofrimento, internações e sequelas. Prevenção é o melhor caminho, sempre", complementou.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a iniciativa da Cassems é muito significativa, pois demonstra a preocupação institucional em proporcionar meios de prevenção e conhecimento sobre a doença às servidoras.

Lotada na Divisão de Recursos Humanos da Agepen, Maria de Lurdes Santos, que há 32 anos é servidora penitenciária, aproveitou a comodidade de o ônibus estar em seu local de trabalho para realizar os exames de Papanicolau e mamografia.  "Desde quando começou a campanha aqui na Sede da Agepen eu participo. É uma facilidade, pois no cotidiano do trabalho é muito difícil pra ficar se deslocando do trabalho ao consultório", agradeceu. "É necessário que todos se conscientizem da importância dessa campanha Outubro Rosa, pois é uma doença que as mulheres precisam se prevenir, e esse cuidado é uma assistência a mais", complementou.

A chefe do Núcleo de Administração do Protocolo e Arquivo, Darlene Alves de Oliveira, também aproveitou a campanha no local de serviço. Ela reforçou que realizar os exames é um ato de amor consigo mesma e com o próximo. "Eu sei que é uma coisa que leva um pouco de desconforto e um pouco de temor, porem, quem ama cuida, e, se eu me amo, eu me cuido, eu me zelo, em todas as áreas", disse.

Os atendimentos foram feitos na Sede da Agepen, no ônibus da Cassems, sem cobrança nenhuma. Os trabalhos envolveram a participação de nove profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e tecnólogos em radiologia.

Segundo a chefe do Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor da Agepen, Maria Roseneusa Santos Oliveira, este é o sexto ano que o projeto acontece na Sede da agência penitenciária para as servidoras, com foco na prevenção e cuidado com a saúde da mulher.

 

 

 

 

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.