Campo Grande (MS) – “É preciso saber viver e conviver” foi tema da palestra ministrada a servidoras do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), na capital, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, como parte da parceria estabelecida entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria de Administração do Estado (SAD).
A palestra foi apresentada pela coordenadora de “Promoção da Saúde e Valorização do Servidor”, da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da SAD, Giselda Giffone, que é psicóloga especializada em Gestão Pública .
Com a temática, a psicóloga destacou a importância da profissão de agente penitenciário como sendo “a segunda mais perigosa e de alto nível de estresse e tensão do mundo”. Ressaltou também que “a agente penitenciaria, além de cumprir seu papel de servidora publica, oferecendo seu trabalho para manter a segurança de outras pessoas, muitas das vezes colocando sua própria segurança em risco, ainda tem que cuidar de seu lado mulher com as obrigações com família, filhos e outros afazeres fora do ambiente de trabalho”.
A psicóloga também mostrou que a boa convivência no ambiente de trabalho reflete diretamente no dia a dia e, para que isso ocorra, é necessário respeitar a individualidade de cada um.
A diretora do presídio, Mari Jane Boleti Carrilho, agradeceu e parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, que simboliza lutas e vitórias. “As nossa conquista não é medida pela força, mas sim por nossa sensibilidade. Aqui no EPFIIZ , cada equipe e cada setor possui sua liderança sem ser machista, o que traz encantamento ao nosso trabalho”.
A chefe de Equipe do EPFIIZ, Marcia Joanita Castedo, falou, representando as demais servidoras, sobre os muitos desafios de se trabalhar no presídio feminino. “Mas com o trabalho em equipe, envolvendo as áreas de Segurança e Custodia, Administração e Finanças, Assistência e Perícia e Setor de Saúde, os obstáculos são transpostos e os objetivos alcançados”, afirmou.
Presente no evento, a chefe da Coordenadoria de Operações das Unidades Penais Femininas, Jane Maria Mota Stradiotti, elogiou o trabalho desenvolvido no EPFIIZ, unidade que concentra, segundo ela, 30% da massa carcerária, bem como 40% do efetivo de agentes femininas também.
Já a chefe da Divisão de Promoção Social da Agepen, Alessandra Siqueira, ressaltou a importância da mulher no Sistema Penitenciário, salientando a complexidade do trabalho, principalmente, nas unidades penais femininas.
Apesar de não participar do evento, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, fez questão de destacar que “a iniciativa do EPFIIZ valoriza a dedicação de cada servidora, que desempenha um papel fundamental”.
Stropa ressaltou ainda que as servidoras “são guerreiras e desenvolvem com exatidão, comprometimento e responsabilidade os trabalhos a elas confiado”.
Aniversariantes do Mês
Na oportunidade, foi comemorado também o “Aniversariantes do Mês e entregue brindes às mulheres presentes e aos aniversariantes.
Colaborou Kamila Sanches, do EPFIIZ.