Campo Grande (MS) – Pela primeira vez, estão sendo disponibilizadas vagas exclusivas para agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul para o 7º Acampamento ASP – Agentes de Segurança Pública. Em Campo Grande, o retiro espiritual é realizado pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Católica. Ao todo, estão reservadas 20 vagas aos servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
As fichas de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 12 de março, e o Acampamento ocorrerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio. O valor das inscrições custa 250,00 e o acampamento é aberto a familiares também. O convite para servidores da Agepen surgiu em uma missa celebrada na Sede da instituição pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa e o padre Alex, no final de dezembro.
Em depoimento após a missa, o policial militar há 29 anos e atualmente aposentado, Luiz Carlos Santos Messias, falou sobre sua experiência após conhecer o Acampamento ASP. “Sou alcoólatra em plena recuperação e recebi esse convite de participar do ASP há três anos, quando já estava perdendo minha família. Hoje sinto a graça de servir e essa experiência para mim se resume em amor, simplicidade e perseverança. Vale a pena participarem, é maravilhoso fazer o acampamento”, contou Messias revelando que sua esposa, a cunhada e duas filhas também fazem parte desse grupo.
Segundo o diretor do ASP em Campo Grande, Giuliano Ricardo Rofino Martins, o objetivo do acampamento é auxiliar as pessoas no tocante a problemas dos mais variados tipos, além de ser um momento de retiro e de encontro com Deus, de uma forma muito especial e por meio das várias atividades oferecidas.
Os agentes que tiverem interesse podem entrar em contato pelo telefone (67) 99197-0012 ou podem participar do grupo de oração a partir do dia 19 de fevereiro, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora localizada na Avenida Manoel Ferreira, Nº 37, no bairro Santo Antônio.
Histórico
Voltado especificamente para servidores da segurança pública de todo o Brasil, o acampamento surgiu há 15 anos, em Presidente Venceslau no interior de São Paulo, e era voltado especificamente para agentes penitenciários da região. Segundo o diácono permanente Paulo Sérgio, o encontro foi crescendo de tal forma que outros profissionais da segurança pública como policiais militares, civis e bombeiros também se interessaram pela iniciativa e em um determinado momento mudou para Agentes de Segurança Pública, como forma de abranger esses outros profissionais.
Em 2013, o retiro chegou a Campo Grande, onde foi possível mandar oitos pessoas para o acampamento em Presidente Venceslau e logo depois já foram três ônibus com total de 90 pessoas. Atualmente, participam do encontro profissionais do Exército, Marinha, Polícia Militar, Força Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Bombeiro Militar. “Pela primeira vez vamos reservar exclusivamente mais de 10% das vagas para os agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul e seus familiares”, afirmou o diácono Paulo Sérgio.
Texto e Fotos: Tatyane Santinoni.
Publicado por: