Campo Grande (MS) – Como parte da ação Nacional “Contra Dores nas Costas”, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização, através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, promoveu nesta terça-feira (4) uma palestra sobre postura, ergonomia e qualidade de vida no trabalho para servidores da Sede da Agência Estadual de administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A apresentação foi realizada pela fisioterapeuta, Lígia Catanante, do Instituto de Tratamento de Coluna (ITC). A ação faz parte do programa de qualidade de vida do servidor que vem sendo desenvolvido pela SAD e na Agepen foi coordenada pelo Núcleo de apoio Psicossocial ao Servidor.
A fisioterapeuta orientou os funcionários com dicas básicas de Ergonomia e Postura e ensinou algumas práticas a serem executados no dia a dia. “As doenças ocasionadas no local de trabalho devem ser, não só monitoradas, como também cuidadas de maneira preventivas, com orientações e medidas que podem ser aplicadas diariamente evitando problemas futuros” ressaltou.
Lígia também deixou claro que uma postura adequada pode evitar e prevenir de um distúrbio osteomuscular, assim como, no contrário, causar doenças como artrose, artrite, escoliose, dentre outras. Outras situações também ocorridas no local de trabalho, como estresses e relações interpessoais, são fatores indispensáveis que contribuem na ocorrência de diversas doenças graves relacionadas com o local de trabalho.
“É muito importante essa capacitação junto aos servidores, a fim de que eles tenham conhecimento de que um simples ato pode ser prejudicial a sua saúde” pontuou o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia. “Demonstra a preocupação do governo com a saúde e qualidade de vida no trabalho ao servidor público estadual”, complementou.
Colaboração e fotos Jeremias Lima, da Sede da Agepen.