Servidores penitenciários realizam treinamento de Combate em Ambientes Fechados

Categoria: Capacitação | Publicado: segunda-feira, julho 5, 2021 as 08:58 | Voltar

Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizaram Treinamento de Combate em Ambientes Fechados (CQB). As aulas foram ministradas pela Polícia Civil, por meio do Garras, no Centro de Treinamento Tático, na última sexta-feira (2.7), na capital.

Ao todo, 12 servidores penitenciários de unidades penais de Campo Grande foram capacitados, ente eles integrantes do Grupamento de Escolta Penitenciária (GEP).

As técnicas abordadas baseiam-se em movimentos seguros criados, desenvolvidos e aprimorados, para o confronto aproximado, ou a extrema curta distância. O preparo psicológico é outro requisito trabalhado durante as instruções.

A finalidade do curso é minimizar os impactos negativos da extração de um alvo em um ambiente confinado. Conforme os operadores do treinamento, a doutrina desenvolvida nas instruções foi adaptada para a realidade policial e vem sendo difundida em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

No CQB Policial a entrada dinâmica se fundamenta em um tripé: elemento surpresa, velocidade e a técnica empregada. Na técnica policial, diferente do que acontece na militar, o objetivo é evitar o confronto e este tripé se torna indispensável, devendo ser preservado.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.