Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Dr. Ailton Stropa Garcia, esteve na última quinta-feira (16) visitando a Penitenciária Estadual de Dourados (PED). A visita foi acompanhada pelos diretores Reginaldo Regis (Operações) e Gilson Martins (Assistência Penitenciária), além do presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap), André Santiago.
Dr. Stropa acompanhou a realização de uma operação pente-fino pelos agentes penitenciários, que teve o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os policiais fizeram a contenção dos internos para que os servidores da Agepen procedessem as revistas nas celas em busca de materiais ilícitos. A medida adotada pela agência penitenciária tem por objetivo reforçar ainda mais a segurança e disciplina no presídio, ajudando a promover a paz social.
Acompanhado pelo diretor da PED, Joel Rodrigues, o dirigente percorreu todas as instalações e projetos desenvolvidos do presídio, colheu informações sobre superlotação e rotinas de disciplina. Conheceu o moderno sistema de videomonitoramento, as oficinas de trabalho, entre elas uma cozinha industrial, uma confecção de roupas e a padaria.
No local, os presos estão participando de um curso de produção de tijolos ecológicos e, recentemente, participaram de capacitações na área de eletricista predial, gesseiro e corte e costura. “Temos 192 internos estudando desde a alfabetização ao ensino médio, e estamos com projeto junto a UFGD [Universidade Federal da Grande Dourados] para que possamos oferecer curso superior a distância, informou o diretor da penitenciária.
Ao final da visita o diretor presidente se reuniu com a direção da PED, equipe de servidores e representantes do Sinsap. Ele explicou que, conforme política de trabalho do governador Reinaldo Azambuja, e do secretário de Justiça e Pública, Sílvio Maluf, a administração da Agepen quer trabalhar em conjunto com os servidores, priorizando a melhoria de condições e estrutura de trabalho. “Estou de portas abertas para ouvi-los e procurarmos juntos a resolução para as demandas que se apresentarem. Quero uma gestão participativa”, garantiu.
O diretor-presidente esclareceu que serão estabelecidas prioridades e resolvidas questões a curto médio e longo prazo. “O governador pensa como gestão de Estado e queremos estabelecer ações que perdurem”, finalizou. |