Campo Grande (MS) – Representantes da Agência Estadual e Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) se reuniram nesta quarta-feira (12), na Sede da agência penitenciária, com técnicos designados pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) para discutirem sobre a elaboração do Plano Plurianual, que vai nortear as ações de Governo pelos próximos quatro anos. Definido constitucionalmente, o plano tem o objetivo de impedir que os governantes trabalhem de forma improvisada.
Segundo a Segov, o Plano Plurianual é o “carro chefe” do orçamento. Nenhuma ação orçamentária pode acontecer se não estiver prevista no PPA. Ele constitui uma espécie de roteiro para execução das políticas públicas, a partir do momento que autoriza que determinada política pública tenha alocação de recursos públicos nos próximos quatro anos.
Durante o encontro, os técnicos da Secretaria de Governo esclareceram como dever ser feito o preenchimento dos itens. De acordo com o consultor de Programas Temáticos, Adso Castelo Branco, a intenção da administração pública estadual é proporcionar uma transversalidade das ações entre as secretarias e órgãos do Governo, para que se possa, entre outros fatores benéficos, reduzir custos.
Também participaram do encontro pela Agepen: o diretor-presidente, Ailton Stropa Garcia; os diretores de área Reginaldo Regis (Operações) e Gilson Martins (Assistência Penitenciária), a chefe da Divisão de Compras e Suprimentos, Nair Borba; o diretor da Escola Penitenciária, Vilson Guedes e o assessor de Gabinete, Jeremias Lima; pela Superintendência de Medidas Socioeducativas: Cristian Lefevre e Ana Ajala, s responsáveis pela Divisão de Planejamento; e o técnico da Segov, Geová Ferreira.