Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou mudanças na direção da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual e na chefia de sua Central Estadual de Alvarás. A designação dos novos gestores foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (9.2).
O agente penitenciário Ricardo Teixeira de Brito, da área de Segurança e Custódia, deixou o comando da Central de Alvarás para assumir a direção da unidade de monitoramento, que era dirigida pelo agente Hamilton Caetano da Rocha. Em seu lugar, foi designado o servidor Mauro Deli Veiga, também da área de Segurança e Custódia.
Representantes da direção da Agepen participaram nesta manhã do ato de passagem de chefia da Central de Alvarás. Na oportunidade, o diretor-presidente da instituição, Aud de Oliveira Chaves, destacou que tanto a central quanto o presídio virtual são setores importantes e integram o processo de evolução que a instituição vem conquistando.
Currículo
Há 16 anos na Agepen, Teixeira possui formação em Direito e é pós-graduado em Ciências Penais. No sistema penitenciário, desenvolveu diversas funções, entre elas como chefe de equipe do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e chefe Vigilância e Segurança no Presídio de Trânsito (Ptran).
Em seus anos de trabalho também adquiriu bastante experiência no setor de Suporte e Treinamento do Sistema Integrado de Administração do Sistema Penitenciário (Siapen), e seu último cargo foi como Chefe da Central de Alvarás.
O agente Ricardo Teixeira de Brito afirmou que em sua nova gestão pretende continuar cumprindo a Lei de Execução Penal e demais legislações relacionadas, além de manter parcerias com o Poder Judiciário e realizar ações que priorizem a valorização do trabalho em equipe.
De volta à coordenação da Central Estadual de Alvarás, o agente penitenciário Mauro Deli Veiga foi o idealizador da centralização do processo de consultas de alvarás na Agepen, trabalho que lhe rendeu a conquista do prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública em 2014.
Formado em Direito e com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, Deli ingressou na Agepen em setembro de 1994. Em sua careira já exerceu a função de chefe de equipe do presídio de Segurança Máxima da capital, atuou como diretor do Centro de Triagem “Anízio Lima” e foi coordenador do setor jurídico do IPCG.
Texto: Tatyane Santinoni e Keila Oliveira.
Foto: Divulgação.