Campo Grande (MS) – Em uma cerimônia marcada por muitos agradecimentos e emoção, realizada pelo Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na Capital, o dentista Francisco Carlos Grilo, que irá se aposentar, foi homenageado pelo trabalho e dedicação à assistência à saúde bucal das custodiadas, durante nove anos de serviços prestados na unidade prisional. O evento de despedida contou com a participação da vice-governadora. Rose Modesto, e do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves.
Além de vários presentes entregues pela equipe do EPFIIZ, o servidor da Secretaria de Estado de Saúde também foi homenageado com uma placa de agradecimento afixada na parede do setor odontológico do presídio. Os cantores Ricardo e Diney também fizeram uma apresentação da música “Trem Bala” em homenagem ao profissional.
“Sempre tive o pensamento que o mais importante não é só fazer, mas sim fazer o melhor que pode ser feito e transformar a sociedade em algo melhor. A vida passa muito rápido, é realmente um trem bala como diz a música que apresentaram hoje, nós somos só um risco, e precisamos viver da melhor maneira possível. Nada melhor do que conquistar as coisas com o suor do seu trabalho. E eu não poderia fazer nada do que eu fiz aqui sem o apoio de vocês”, agradeceu o homenageado à equipe de EPFIIZ, ressaltando que sempre trabalhou em um ambiente de harmonia no local.
A vice-governadora destacou a conduta humanizada, pessoal e profissional, do dentista. “Um servidor nosso do estado que contribuiu, contribui e, tenho certeza, que irá continuar contribuindo, mesmo não sendo mais servidor desta instituição, pois é a característica do Grilo. Me recordo que lá pelo ano de 1992, quando eu ainda era menina, o dr. Grilo já fazia trabalho voluntário no nosso bairro. Fiz questão de estar aqui nesta homenagem para agradecer, pois é um exemplo como pessoa, um ser humano especial que precisa ser honrado”, declarou.
Rose também elogiou os trabalhos desenvolvidos pela agência penitenciária, que mesmo diante de uma missão tão espinhosa, busca desenvolver um trabalho diferenciado na transformação do ser humano. “No momento mais delicado que o sistema prisional do país passou, nós, em nenhum momento, perdemos o controle, graças ao trabalho da Agepen. Os servidores da Agepen fazem muito além da obrigação e é indo além que se faz a diferença. Parabéns pelo trabalho que desenvolvem”, agradeceu.
O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e a chefe da Divisão de Saúde, Maria de Lourdes Delgado Alves, ressaltaram o trabalho desempenhado pelo dentista em quase uma década de serviços prestados. “O dr. Grilo nos ajudou não só aqui na unidade, como também como presidente do Conselho Regional de Odontologia, doando gabinetes odontológicos para outros presídios”, ressaltou Lourdes. “Seu trabalho já está registrado na história da Agepen, a instituição jamais irá esquecer. Somos muito gratos por tudo”, disse o diretor-presidente em discurso.
Responsável pela organização da homenagem, a diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, também agradeceu ao dentista pela competência, dedicação e profissionalismo e ressaltou que tem o profissional não apenas como um colega de trabalho, mas como um amigo que sempre esteve disposto a contribuir. “Tome posse de sua aposentadoria, tenha seu descanso merecido, mas sempre que puder venha nos visitar. Receba nosso carinho e amizade”, declarou.