Campo Grande (MS) – Neste último final de semana, pessoas que foram visitar internos na Penitenciária de Dourados (PED) participaram de uma ação de conscientização a respeito da tuberculose, como parte do Dia Mundial de Combate à doença, celebrado todo 24 de março.
A ação foi organizada pela enfermeira sanitarista e doutora em doenças infecciosas e parasitárias, Marli Marques, apoiadora institucional no Projeto de Enfrentamento à Tuberculose no Sistema Prisional, desenvolvido pela Fiocruz, Ministério da Saúde e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e realizada no local em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e com Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Divisão de Saúde e direção da penitenciária.
A iniciativa contou com a participação de acadêmicos de Medicina, da Liga de Infectologia, e da auxiliar de enfermagem Vânia, que atua na PED. “Foi uma ação muito produtiva, com realização de abordagem individual, roda de conversa e esclarecimento de dúvidas sobre o serviço de saúde”, informou enfermeira sanitarista. “O trabalho também serviu como um ‘laboratório de ideias’ para os alunos que participaram”, complementou, ressaltando o empenho da equipe da PED para que a ação se concretizasse. “Providenciaram tudo, ficamos muito à vontade para as ações educativas”, agradeceu.
Os trabalhos foram desenvolvidos no sábado( 23.3) e no domingo (24.3) também integraram o projeto “Apoio de Desenvolvimento em Ações de Saúde para a Comunidade Carcerária com Foco na Tuberculose”, cuja enfermeira sanitarista participa.
As ações de atenção à saúde em presídios de Mato Grosso do Sul são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Saúde.