Campo Grande (MS) – Profissionais que atuam no sistema prisional poderão se inscrever, a partir de terça-feira (21), para a seleção de cursos a distância, totalmente gratuitos, ofertadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG). As inscrições prosseguem até as 17 horas do dia 5 de abril.
Serão ofertadas três mil vagas nos cursos “Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis”, “Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional” e “Políticas Públicas no Sistema Prisional”, sendo mil participantes para cada um deles. Cada curso terá carga horária de 60 horas, e duração estimada de dois meses. Os concluintes aprovados receberão certificado.
As inscrições deverão ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do Caed/UFMG, www.ead.ufmg.br. Durante o procedimento, os candidatos deverão informar seus dados pessoais, o público ao qual pertence e optar por um dos cursos. Também deverão anexar à ficha de inscrição comprovante de seu vínculo profissional com o sistema prisional, conforme previsto no edital de seleção.
Devido a problemas técnicos com contas de e-mails dos domínios “Yahoo.com” e “Yahoo.com.br”, os inscritos deverão informar endereço de e-mails alternativos ao se inscreverem. Os candidatos receberão a confirmação de inscrição por e-mail.
Matrículas
O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 11 de abril, no site do Caed. Todos aqueles que fizerem as inscrições nos termos dos artigos 2.3 e 2.4 do edital de seleção serão automaticamente matriculados, e os novos cursistas serão inscritos no ambiente virtual em que será ministrado o curso.
As informações para acesso serão enviadas aos alunos por e-mail e, aqueles que não iniciarem as atividades em até 72 horas após o início das aulas serão automaticamente excluídos do ambiente e não poderão se inscrever para a próxima oferta das capacitações.
Para mais informações, escreva para cassp.depen@gmail.com ou ligue para (31) 3409-6160.
Cursos
Ofertados com o intuito de aprimorar a formação dos agentes penitenciários, os cursos trabalharão os seguintes tópicos, que correspondem às suas unidades:
– Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis: “Apresentação”; “Direitos Humanos e Diversidade: Fundamentos e Trajetória de uma conquista social”; “Revendo Conceitos de Universalidade, Igualdade e Equidade: uma nova agenda para as políticas públicas”; “Vulnerabilidade frente ao sistema penitenciário”; “Mecanismos de denúncia de violações a direitos e participação social”.
– Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional: “Apresentação”; “A crise e o seu gerenciamento”; “Critérios de ação em uma crise”; “Refém, vítima e Síndrome de Estocolmo”; “Aspectos dos conflitos e da violência”; “Estudo de Caso”.
– Políticas Públicas no Sistema Prisional: “Apresentação”; “Políticas Públicas no Sistema Prisional”; “Assistência e Gênero no Sistema Prisional”; “A educação no Sistema Prisional”; “Saúde e Qualidade de vida”.
Com informações da CAED/UFMG.