Campo Grande (MS) – Os servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), que tiverem interesse, já podem se inscrever para o 8º Acampamento ASP – Agentes de Segurança Pública. Em Campo Grande, o retiro espiritual é realizado pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Católica. Aberto a familiares, o acampamento ocorrerá entre os dias 14 a 17 de novembro.
O valor da inscrição é de R$ 250,00 e os agentes que tiverem interesse podem pegar a ficha de inscrição diretamente na igreja, localizada na Avenida Manoel Ferreira, 37 – Bairro Santo Antônio, na capital. Para mais informações, entrem em contato pelo telefone (67) 3317-7956.
Segundo o diretor do ASP em Campo Grande, Giuliano Ricardo Rofino Martins, o objetivo do acampamento é auxiliar as pessoas no tocante a problemas dos mais variados tipos, além de ser um momento de retiro e de encontro com Deus, de uma forma muito especial e por meio das várias atividades oferecidas.
Histórico
Voltado especificamente para servidores da segurança pública de todo o Brasil, o acampamento surgiu há 15 anos, em Presidente Venceslau no interior de São Paulo, e era voltado especificamente para agentes penitenciários da região. Segundo o diácono permanente Paulo Sérgio, o encontro foi crescendo de tal forma que outros profissionais da segurança pública como policiais militares, civis e bombeiros também se interessaram pela iniciativa e em um determinado momento mudou para Agentes de Segurança Pública, como forma de abranger esses outros profissionais.
Em 2013, o retiro chegou a Campo Grande, onde foi possível mandar oitos pessoas para o acampamento em Presidente Venceslau e logo depois já foram três ônibus com total de 90 pessoas. Atualmente, participam do encontro profissionais do Exército, Marinha, Polícia Militar, Força Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Bombeiro Militar. “Pela primeira vez vamos reservar exclusivamente mais de 10% das vagas para os agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul e seus familiares”, afirmou o diácono Paulo Sérgio.
O convite para servidores da Agepen surgiu em uma missa celebrada na Sede da instituição pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa e o padre Alex, no final de dezembro.
Em depoimento após a missa, o policial militar há 29 anos e atualmente aposentado, Luiz Carlos Santos Messias, falou sobre sua experiência após conhecer o Acampamento ASP. “Sou alcoólatra em plena recuperação e recebi esse convite de participar do ASP há três anos, quando já estava perdendo minha família. Hoje sinto a graça de servir e essa experiência para mim se resume em amor, simplicidade e perseverança. Vale a pena participarem, é maravilhoso fazer o acampamento”, contou Messias revelando que sua esposa, a cunhada e duas filhas também fazem parte desse grupo.