Campo Grande (MS) – A edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6.4) traz a nomeação de novos diretores para o Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto e Aberto de Amambai (EPRSAAAm) e para o Estabelecimento Penal “Ricardo Brandão” (UPRB), presídio de regime fechado de Ponta Porã.
Para assumir como diretor do EPRSAAAm, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) designou o agente penitenciário da área de Segurança e Custódia Vanderley Alberto Herman (foto). O cargo é uma novidade na estrutura da instituição, já que até então a unidade era dirigida também pelo diretor do presídio de regime fechado, Alexandre Ferreira, que acumulava as duas funções.
Servidor de carreira desde 2001, Herman já atuou em chefias de equipe e de segurança, vigilância e segurança em unidades prisionais de Amambai. O servidor é formado em Pedagogia e possui pós-graduação em Gestão Penitenciária.
Além do desafio de administrar o presídio, que atualmente conta com uma população carcerária de cerca de 100 internos, o novo dirigente quer buscar parcerias com a Prefeitura e empresas locais, objetivando mais oportunidades de trabalho aos custodiados, com foco na reinserção social.
No presídio de Ponta Porã, quem assume é o agente penitenciário da área de Segurança e Custódia Justo Aquino Navarro, em decorrência do pedido de dispensa do servidor Carlos Eduardo Lhopi Jardim, no cargo de diretor desde dezembro de 2015.
Servidor da Agepen há 16 anos, Navarro é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração e Gerenciamento de Crise e Tratamento Penal. Além disso, possui curso de formação na área de Intervenção Rápida e Tática Prisional.
O novo dirigente já atuou como chefe de equipe, na chefia de Segurança, bem como assumiu por algumas vezes, em caráter de substituição legal, a direção da unidade de Ponta Porã. “Meu objetivo é exercer com competência, transparência e honestidade o cargo para o qual fui designado”, garante.
Texto Keila Oliveira e Tatyane Santinoni.
Foto: Keila Oliveira.