A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (31.5) traz a designação, pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), de novos diretores para o Estabelecimento Penal de Bataguassu, o Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran), a Casa do Albergado e a Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, que será inaugurada ainda este ano.
O servidor Etamar Cardoso Cavalheiro deixa o cargo de diretor do Estabelecimento Penal de Bataguassu, função que ocupou por dez anos, para assumir a direção do Presídio de Trânsito de Campo Grande.
Etamar tem cerca de 39 anos de carreira, é formado em Publicidade e Propaganda e possui pós-graduação em Gestão Prisional e Gerenciamento de Crises.
Ele assume a função de confiança no lugar do servidor Creone da Conceição Batista, que deixou o cargo para estar à frente do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande.
Creone da Conceição Batista estava à frente do Ptran desde janeiro de 2020, já tendo atuado também como diretor da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, em 2018.
Há 31 anos na carreira penitenciária, Creone é formado em História e pós-graduado em Administração Penitenciária e Tratamento Penal. Já atuou também como diretor dos Estabelecimentos Penais de Bataguassu, Cassilândia, Jardim, entre outras funções.
No presídio masculino de Bataguassu, o novo diretor é o agente penitenciário, da área de Segurança e Custódia, Luiz Fernando da Silva Jesus. Formado em Direito e pós-graduado em Gestão Prisional, o servidor atua na Agepen há 13 anos e assume o cargo em substituição ao agente Etamar Cardoso Cavalheiro.
Gameleira II
Conforme a publicação, a Agepen definiu os servidores Dirceu de Jesus Arruda Coelho e Maycon Roslen de Melo para assumir a gestão da nova Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, em Campo Grande.
À frente da Casa do Albergado por mais de quatro anos, Dirceu de Jesus Arruda Coelho assumirá como diretor. Na carreira penitenciária há 26 anos, o servidor é formado em Marketing, com especialização em Tratamento Penal e Administração Penitenciária.
Para Dirceu, o trabalho do agente penitenciário é cheio de desafios. “Estamos cientes desta nova missão e vamos fazer o melhor para engrandecer o nome da instituição e contar com o apoio de todos os envolvidos, tanto direta como indiretamente”, informou.
Já atuou como diretor no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados por três anos. Além disso, assumiu funções de chefia de segurança em presídios masculinos de regime fechado da capital.
Como adjunto da nova unidade da Gameleira foi designado o servidor Maycon Roslen de Melo. Há cerca de 20 anos na carreira penitenciária, o servidor da área de Segurança e Custódia já atuou como diretor do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, em Jardim, por mais de dois anos.
Formado em Direito e pós-graduado em Gestão Prisional e Gerenciamento de Crises, Maycon atuava como chefe de Disciplina na Casa do Albergado. A publicação passa a contar a partir do dia 26 de maio.
“Essa designação é motivo de orgulho e satisfação, pois, apesar de já ter sido diretor em outra oportunidade, inaugurar uma Penitenciária, além de ser um novo desafio na carreira, requer muita responsabilidade”, afirmou Maycon destacando que a experiência e o apoio da direção da autarquia será possível desenvolver um trabalho de excelência.
Atualmente, a Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II está concluída, em fase de inauguração e ativação.
As designações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, a partir da página 126 (clique aqui).
Texto: Tatyane Santinoni.
Foto capa: Saul Schramm