A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), publicou o edital de convocação para as fases do XVII Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta (CAVE), programado para acontecer em Dourados de 7 a 11 de novembro. O Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (1.11), traz a relação com 50 inscritos.
O documento apresenta também todas as informações relacionadas ao processo seletivo, bem como, procedimentos e etapas que contemplam a capacitação para conhecimentos dos servidores penitenciários.
Dentre elas estão a inscrição via Portal Espen; o atestado de aptidão no exame psicotécnico, realizado pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen e o curso de formação, com avaliação final.
O curso visa habilitar os profissionais para a realização de Escoltas de custodiados e Vigilância de Muralhas, bem como, proporcionar conhecimentos e habilidades necessárias para o manuseio e porte institucional de armas de fogo.
As aulas presenciais totalizam 40 horas e são ministradas pela Espen, em parceria com instrutores do Comando de Operações Penitenciárias (COPE).
Para participação no CAVE, é necessário o aluno ter concluído o Curso Proteção a Direitos Humanos: prevenção e proibição à tortura, realizado via EaD pela EV.G/ENAP, com carga horária de 30 horas; totalizando 70h de CAVE.
O certificado de conclusão da etapa EAD deverá ser encaminhado a ESPEN, por e-Doc – Departamento ESPEN – ou via e-mail: escolapenitenciaria@agepen.ms.gov.br até às 11h do dia 9 de novembro, impreterivelmente.
Confira o Edital na íntegra, a partir da página 128 (clique aqui).
Três Lagoas
Na mesma edição, o DOE traz o resultado do XVI CAVE, realizado em Três Lagoas/MS, entre os dias 17 e 21 de outubro.
A listagem nominal com as notas das avaliações teórica e prática podem ser conferidas na página 127.