Agepen empossa novo diretor na Unidade Penal “Ricardo Brandão” e inaugura obras

Categoria: Diário Oficial, Sistema Penitenciário | Publicado: terça-feira, novembro 8, 2022 as 09:03 | Voltar

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) designou o servidor Marcos de Góes Escobar para assumir a direção da Unidade Penal “Ricardo Brandão”, em Ponta Porã. A Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (7.11), o servidor atuará a contar da data de hoje.

Em seus 27 anos de experiência exclusivamente dedicados à carreira penitenciária, atuou em unidades prisionais de Campo Grande, Paranaíba, Cassilândia, São Gabriel do Oeste e Amambai, onde exercia as funções de chefia de segurança, vigilância e disciplina do presídio de regime semiaberto.

Marcos de Góes Escobar assumiu a função em substituição ao servidor Adolfo Vareiro Garcia, que estava no cargo desde julho de 2021 e que deixou como principal legado a disciplina implantada na unidade prisional.

"Nós vamos trabalhar de forma unida, irei trazer minha experiência em outras unidades penais. Meu compromisso é dar continuidade ao legado que esta sendo deixando pelo Vareiro, dando o meu melhor, de for a ser um trabalho reconhecido em nível e excelência", destacou em discurso durante a solenidade de posse, realizada nessa segunda-feira (7.11).

Formado em Pedagogia e Direito, o novo diretor da unidade de Ponta Porã possui pós-graduação em Tratamento Penal e cursos de extensão em diversos ramos da área jurídica.

A solenidade contou com a participação do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira chaves e do Diretor-Geral da Polícia Penal, Valdimir Ayala Castro, que reforçaram o importante papel da instituição em prol da segurança da população. Também estiverram presentes do presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, Vanderlei Avelino, e o secretário Municipal de Segurança, Marcelino Nunes de Oliveira.

Confira a publicação, na página 142 (clique aqui).

Obras

Na oportunidade, foram inauguradas obras de melhorias estruturais da Unidade Penal “Ricardo Brandão”, que compreende desde a ampliação do refeitório dos servidores à reestruturação do espaço destinado ao oferecimento do ensino superior aos custodiados.

As obras de melhorias impactam diretamente em melhores condições de trabalho aos policiais penais, bem como no processo de humanização da pena e ressocialização dos apenados.

Além disso, foi construída uma portaria única na lateral, melhor estruturada para a segurança no acesso à unidade. No espaço, também foi erguido um barracão coberto possibilitando melhor acolhimento aos visitantes.

Uma cozinha específica para o preparo das refeições servidas aos policiais penais foi construída, além de reforma do refeitório e aquisição de mobílias.

A sala de aula passou por reforma, com adequação do espaço e instalação de móveis planejados, ampliando a estrutura para atender mais internos no ensino superior.

Essas são algumas de várias melhorias realizadas, como também a ampliação na segurança predial com instalação de cerca e mais câmeras de vigilância, sala dos servidores e na área destinada à guarda externa; além do apoio em melhorias executadas em outras unidades da Agepen no município.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.