Agepen participa do Seminário de Saúde Mental no Trabalho

Categoria: Apoio ao Servidor | Publicado: quarta-feira, setembro 13, 2017 as 10:22 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Seminário de Saúde Mental no Trabalho, que está sendo realizado entre os dias 12 a 14 deste mês, conta com a participação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio do setor de Apoio Psicossocial ao Servidor.

Na manhã desta quinta-feira (14), será apresentado pela chefe do referido setor, Maria Roseneusa Santos Oliveira, um painel com a temática “Possibilidades de Intervenção em Saúde Mental e Trabalho”. Todas as atividades realizadas no seminário tem o objetivo de refletir e discutir sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho e à saúde mental de servidores públicos que atuam nas áreas de Saúde, Educação, Justiça e Segurança Pública em Mato Grosso do Sul.

O evento acontece no  Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com atividades nos períodos matutino e vespertino. A iniciativa é promovida pela Superintendência Geral de Vigilância em Saúde através do Centro de Referência e Saúde do Trabalho.

Segundo a assistente social Maria Roseneusa, o intuito da apresentação é expor as práticas do setor de atendimento psicossocial da Agepen na busca da prevenção da saúde mental dos agentes. “Vamos abordar os resultados observados com a prestação de serviços de Psicologia, bem como atendimento aos familiares dos servidores quando necessário.

Ainda conforme a chefe do setor, são desenvolvidos trabalhos com grupos de servidores com o intuito de aprimorar a relação interpessoal entre os mesmos, visando otimizar o convívio no ambiente de trabalho. Além disso, são efetuados contato frequente com as diretorias da Agepen a fim de manter acesso próximo aos servidores de todas as áreas, entre outros serviços prestados pelo setor.

Alusivo às ações do Setembro Amarelo, durante o seminário estão sendo abordados os conceitos gerais da saúde mental no trabalho e o processo de saúde e adoecimento dos profissionais com o intuito de promover reflexão aos gestores, profissionais de saúde e público em geral sobre os riscos aos quais estão expostos. Além disso, também serão apresentadas alternativas para a redução ou eliminação dos incidentes e promoção da melhoria da qualidade de vida no trabalho.

O seminário conta com a parceria das Secretarias de Estado de Saúde (SES), de Educação (SED) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Entre as palestras estão temas como: a responsabilidade sobre a saúde mental do trabalhador, depressão e trabalho, políticas sobre drogas, distúrbios do sono e acidentes de trabalho, síndrome de Burnout e outros.

Para mais informações entre em contato pelos telefones: (67) 3312-1136 / 1130 / 1133 /1129 ou pelo site: www.saude.ms.gov.br/seminariosaudemental. Confira a programação oficial aqui.

Texto: Tatyane Santinoni.

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.