Agepen promove “2º Encontro Estadual para Servidores Aposentados”

Categoria: Valorização Profissional | Publicado: quarta-feira, junho 29, 2016 as 16:33 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário realizou nesta quarta-feira (29) o “2º Encontro Estadual para Servidores Aposentados da Agepen/MS”. A ação faz parte da política de valorização do servidor, com o objetivo de proporcionar o acolhimento de pessoas que não estão mais trabalhando, contribuindo para que os vínculos não se percam.

No total, 15 servidores participaram do encontro, que além do bate-papo descontraído e dinâmicas em grupo, contou com a apresentação de palestra com a psicóloga Giovana Guzzo Freire.

A exemplo do primeiro encontro, realizado em março deste ano, esse segundo evento contou com a participação do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, que agradeceu aos aposentados pela contribuição dada ao sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.

Coordenada pela Diretoria de Administração e Finanças da Agepen, por meio do Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor, a iniciativa, também está servindo de base para o desenvolvimento de um “programa de desaceleração”, voltado às pessoas que estão completando o tempo de se aposentar. A intenção é levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos dessa fase, sobre a importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria.

O programa tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação e o planejamento financeiro, pessoal e familiar.

De acordo com o Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor, novas ações voltadas aos servidores penitenciários aposentados estão programadas e a intenção é que a realização desse trabalho ocorra também nas cidades do interior.