A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), publicou o edital completo do Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta – CAVE. A divulgação foi realizada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira (10.5).
O documento traz todas as informações relacionadas ao processo seletivo, bem como, procedimentos e etapas que contemplam a capacitação para conhecimentos dos servidores penitenciários.
Inicialmente voltado para agentes da área de Segurança e Custódia, o curso visa habilitar os profissionais para a realização de Escoltas de presos e Vigilância de Muralhas, bem como, proporcionar conhecimentos e habilidades necessárias para o manuseio e porte institucional de armas de fogo.
Ao todo, já foram qualificados 242 servidores da Agepen; e já está em sua sétima edição, que iniciará as etapas de avaliação psicológica nesta semana.
Conforme a publicação, os servidores são convocados pela Diretoria de Operações da Agepen, a qual é responsável pelo controle das escalas de trabalho e rotinas diárias, juntamente com a direção das unidades penais.
As turmas não excederão 50 agentes penitenciários, em respeito aos protocolos de biossegurança no combate à pandemia. Dentre as etapas da capacitação estão, a inscrição via Portal Espen; o atestado de Aptidão Mental, realizado pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen; e o curso de formação, com avaliação ao final.
As aulas teóricas e práticas totalizam 40 horas e são ministradas pela Espen, em parceria com instrutores do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), e contam com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Penitenciária Federal de Campo Grande.
Confira o Edital na íntegra, a partir da página 37 (clique aqui), que ficará disponível também no site da Agepen, na Aba Downloads (aqui).