Dourados (MS) – Com a proposta de trabalhar a Copa do Mundo nas aulas ministradas para detentos da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), responsável pelo ensino no local, realizou na última semana um arraial alusivo ao tema.
A iniciativa integra Projeto EJA Conexão de Saberes e conta com o apoio da direção da Agência Estadual de administração do sistema Penitenciário (Agepen), através da direção da penitenciária, que oferece todo o suporte para que a ação aconteça.
Na oportunidade, foram introduzidas as mais variadas formas de ensino e aprendizagem acerca da temática, buscando, desta forma, inserir aos conteúdos este evento ligado à cultura brasileira.
“Observamos que o futebol faz parte de nossa cultura, como uma das grandes manifestações populares brasileiras. As atividades interdisciplinares poderão facilitar e contribuir para o desenvolvimento metodológico de ensino-aprendizagem do educando, uma vez que, apresenta uma variedade de oportunidades lúdica, que estimula a criatividade, a crítica, e a socialização”, destacou a diretora do CEEJA, Rosineide Terezinha Betoni.
Na opinião da diretora, a copa do mundo se configura como um momento de grande importância, uma vez que, todas as atenções estão voltadas para o futebol mundial. “Esse seria um dos pontos para justificarmos a importância para se estudar as manifestações presentes neste evento”, argumenta.
A culminância do projeto se deu com a comemoração junina, na última quinta-feira (21.6), cuja decoração foi orações alusivas a Copa, foram todas realizadas pelos internos com orientação dos professores. O Arraial teve apresentação de músicas compostas pelos próprios internos, finalizando com a tradicional quadrilha junina e pratos típicos.
Colaborou equipe da PED e do CEEJA.
Fotos Divulgação.