Campo Grande (MS) – A Defensoria Pública da União (DPU) divulgou o resultado do seu 4º Concurso de Redação, que este ano celebrou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A disputa tem como objetivo despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, com incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e do sistema socioeducativo.
Em Mato Grosso do Sul, na categoria IV, que envolve adultos em situação de privação de liberdade, o grande vencedor foi o custodiado W. de O. G., do Instituto Penal de Campo Grande. Aluno da Escola Estadual Polo Regina Anffe Nunes Betine, responsável pelo ensino em presídios da Capital, ele conquistou 9.8 de pontuação na redação, abordando a “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça", tema do concurso este ano. A exemplo dos outros vencedores, como prêmio, ele vai receber um tablet, que será entregue aos seus familiares.
O segundo lugar ficou com o detento L.C.P.L., do Estabelecimento Penal de Corumbá, que estuda pela Escola Estadual Dr Gabriel Vandoni de Barros, e a terceira colocação com o reeducando D.T. dos S., do presídio de Nova Andradina, cujo ensino no local é oferecido pela Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio.
No Estado, a participação dos reeducandos na disputa é garantida por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria de Estado de Educação. Pelo menos, cerca de 190 custodiados da Agepen participaram da disputa.
Segundo a DPU, o certame recebeu 8.680 inscrições de todo o país, entre os quais 5.446 de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontram em situação de prisão nos presídios estaduais, ou seja, a categoria IV foi a que teve o maior número de participantes em todo o Brasil.
São parceiros da Defensoria Pública da União na realização do certame a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi); o Ministério da Educação (MEC); o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); o Ministério dos Direitos Humanos (MDH); o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Publicado por: imprensaagepen