Corumbá (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, acompanhado pelo diretor de Assistência Penitenciária, Gilson Martins, e pelo chefe de Gabinete, Dumas Torraca, esteve nessa quinta-feira (20), na cidade de Corumbá, para tratar da construção do presídio de regime semiaberto masculino no município.
O tema foi pauta da reunião com o juiz da Vara de Execução Penal da Comarca, André Luiz Monteiro. O novo presídio irá substituir o atual, que funciona em prédio alugado.
Na oportunidade, os dirigentes fizeram uma visita de cortesia ao prefeito eleito de Corumbá, Ruiter Cunha. O encontro foi acompanhado pelo vereador Mohamad Abder Rahman Abdallahe e pelo assessor especial da Casa Civil, Sammer Abder Rahman Abdallah.
Outro assunto definido foram as últimas providências, objetivando a operacionalização de um anexo construído no Estabelecimento Penal de Corumbá, para 95 internos.
Segundo Stropa, no presídio masculino fechado, também foi falado sobre as iniciativas necessárias para instalação de um aparelho de inspeção raio X, tipo esteira, usado nas revistas de pertences e materiais que adentram a unidade prisional, já fornecido pelo Departamento Penitenciário Nacional; além da construção de uma “Sala de Armas”, a exemplo das estruturadas na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande e no Presídio de Trânsito.
Reunião com os servidores
A visita compreendeu, ainda, o presídio feminino e o patronato penitenciário da cidade. Em todas as unidades, foram realizadas reuniões com diretores e servidores, para ouvir pleitos, discutir propostas e projetos da Agepen, além de resolver várias questões pertinentes.
Fotos: Divulgação