Em dia de atividades, Agepen inicia curso de formação de 438 novos agentes

Categoria: Concurso, Sistema Penitenciário | Publicado: sexta-feira, novembro 25, 2016 as 12:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) iniciou, na quarta-feira (23), o 36º Curso de Formação para Servidores da Carreira Penitenciaria em Mato Grosso do Sul, para a formação de 438 novos agentes penitenciários, que atuarão em presídios de Mato Grosso do Sul. A aula inaugural do curso foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Os alunos foram recepcionados às 7h30min pela equipe da Escola Penitenciária (Espen), sendo feita a primeira chamada dos presentes e a entrega dos kits com uma bolsa, duas camisetas e apostila.

Na abertura dos trabalhos, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, deu as boas-vindas aos futuros agentes e apresentou uma palestra sobre toda a estrutura organizacional do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, a realidade da massa carcerária e quais são os trabalhos desenvolvidos pelos servidores, tais como operações pentes-finos, educação, saúde, trabalho e promoção social. Stropa destacou números relevantes dos trabalhos que os agentes penitenciários acompanham e realizam nos presídios do Estado.

Na sequência, o Gerente da Gerência Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp), Cláudio Portela, explicou alguns pontos a respeito do serviço de Inteligência da Agepen. Em seguida os diretores de área da Agepen – Arnold Rosenacker (Administração e Finanças), Reginaldo Francisco Régis (Operações), Gilson de Assis Martins (Assistência Penitenciária) – falaram sobre questões pontuais de cada diretoria.

Finalizando a manhã, o diretor da Espen, Vilson Guedes, que coordena o curso de formação, apresentou aos alunos um cronograma das aulas e estágio, esclarecendo suas dúvidas. O curso terá duração de 420 horas aula, entre aulas teóricas e estágio.

Os trabalhos no período da tarde foram abertos com a solenidade oficial alusiva à aula inaugural, que foi ministrada pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa. Segundo Barbosa, as grandes quantidades de drogas apreendidas pelas polícias do Estado, refletem diretamente no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. “Dos 15.399 internos dos nossos estabelecimentos, 6.282 cumprem penas por tráfico de drogas e custam hoje ao Estado mais de 128 milhões de reais por ano”, explicou o Secretário aos agentes.

Em seu discurso na cerimônia, o diretor-presidente da Agepen destacou que eles ingressam em uma carreira desafiadora e que, embora passemos por um momento delicado da instituição, o Governo do Estado e a Sejusp criaram um ambiente bastante favorável que poderá nos levar a desenvolver um trabalho de excelência, graças ao programa MS Mais Seguro. “Gradativamente nossos agentes vão recebendo os novos coletes e equipamentos e, além disso, terão o porte de arma, reivindicações antigas da categoria que foram atendidas pelo atual Governo do Estado”, frisou.

Presente no evento, o secretário-adjunto de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, destacou a política de valorização por competência que está sendo implantada pelo Governo do Estado, que irá dar condições para que os novos agentes se desenvolvam dentro de suas funções. “Vocês estão ingressando no serviço público em um momento histórico, em que os servidores serão reconhecidos pelo empenho e dedicação na prestação de serviços à população”, disse.

A aula inaugural contou, ainda, com as presenças do superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, do comandante da Companhia de Guarda e Escolta da Polícia Militar, tenente-coronel José Amorim Longato, que representou o comandante-geral da PM, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira e do presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap), André Santiago,  além de diretores de unidades prisionais da capital e do interior e demais servidores do sistema penitenciário.

Logo após a solenidade, a chefe do Setor de Atendimento Psicossocial ao Servidor, Maria Roseneusa Santos Oliveira, falou aos alunos sobre a preocupação e cuidados prestados pelo setor com relação à saúde e o acompanhamento dos servidores.

Em seguida, os alunos acompanharam o depoimento dos servidores aposentados da Agepen, Astyr Gomes da Silva, Dalziza Gomes de Oliveira Rodrigues, Iracema Mota Queiroz e José Rodrigues Maria, que dedicaram muitos anos de suas vidas no trabalho de ressocialização com custodiados.

Finalizando as atividades, a Coordenadoria de Promoção de Saúde e Valorização do Servidor (Copserv), da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Giselda Giffon falou sobre o papel do Estado na área da saúde preventiva dos servidores, dando orientações para quais cuidados tomar dentro do ambiente de trabalho.

A Escola Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul fornecerá certificados de participação aos novos alunos que, já nessa quinta-feira (24), iniciaram as aulas normais da grade curricular.

Clique aqui e confira a galeria de imagens do evento.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.