Governo de MS nomeia diretor-geral da Polícia Penal

Categoria: Diário Oficial | Publicado: terça-feira, abril 26, 2022 as 11:50 | Voltar

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (26.4), a nomeação do primeiro diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul. Conforme a publicação, o servidor de carreira Valdimir Ayala Castro passou a responder pela pasta a partir de hoje.  Ele atuará sob o comando do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves.

A função de confiança foi instituída a partir da criação da Polícia Penal no estado, com a publicação da Lei n. 5.846, de 30 de março de 2022, que alterou e acrescentou dispositivos à Lei n. 4.490, de 3 de abril de 2014, que trata da reorganização da carreira penitenciária.

Na carreira há 42 anos, Valdimir carrega ampla bagagem de conhecimento e de vivência na área, desde a parte operacional à parte burocrática e de articulação com outros órgãos ligados à execução penal e de justiça criminal.

“É gratificante estar à frente desse desafio pioneiro na história da instituição, atuaremos em conjunto com a direção da agência penitenciária, buscando a estruturação da carreira do policial penal. Neste momento, o mais importante é incentivarmos uma mudança de mentalidade para encararmos, juntos, essa transição”, afirma o diretor-geral da Polícia Penal.

De acordo com o novo dirigente, a proposta é criar comissões de estudos técnicos que embasarão a construção de normas regulamentadoras, da oficialização da identidade visual e da construção de um Código de Ética.

Além disso, será tratada toda a questão organizacional relacionada ao aparelhamento e uniformização, bem como as normatizações pertinentes e regulamentadoras referente às atribuições e procedimentos adotados. “Queremos fornecer segurança jurídica e suporte aos nossos policiais penais. Nesse momento de construção de uma nova carreira, almejada por todos nós servidores há muitos anos, pedimos apoio e cooperação”, revela Valdimir.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, comemora a publicação que dá andamento aos trabalhos de estruturação da Polícia Penal.

“Atuaremos, conjuntamente, de forma responsável e com base na lei para a evolução e o fortalecimento desta nova carreira. Construímos uma atuação integrada e coesa, com diálogo coerente com outros órgãos públicos e com servidores capacitados para as funções. Já tivemos grandes avanços e creio que temos muito mais a conquistar”, destaca Aud.

Histórico

Na Classe Especial, o servidor Valdimir Ayala Castro ingressou no sistema penitenciário em 1979, na segunda turma de agentes de segurança.

Atuando em diferentes setores dentro de unidades penais do estado e da Sede Administrativa, Valdimir foi consolidando sua carreira e se aperfeiçoando com a atividade. Em sua última função, atuava como Chefe de Gabinete da Agepen desde 2019, já tendo assumido também chefias das Divisões de Ações de Segurança e Custódia e de Estabelecimentos Penais.

Valdimir comemora também a conquista da instituição ser totalmente administrada e operacionalizada por servidores de carreira. Para ele, o principal é trabalhar em equipe, com seriedade, responsabilidade e respeito com o outro.

Formado em Pedagogia, possui especialização em Administração Penitenciária. Já atuou também como diretor do Instituto Penal de Campo Grande e do Estabelecimento Penal de Aquidauana.

Confira a publicação na íntegra, disponível no DOE, na página 358 (clique aqui).

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.