O Governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), regulamentou o Brasão de Armas e o Distintivo Metálico da PPMS (Polícia Penal de Mato Grosso do Sul). O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (29.6).
O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini, destaca a importância dessa regulamentação para dar andamento à estruturação organizacional da carreira, como a instituição dos uniformes que está em estudo pela comissão responsável e a identidade funcional, com a minuta em análise pela Consultoria Legislativa do Governo do Estado.
De acordo com a publicação, o Brasão de Armas da PPMS é representado por um único elemento: o brasão do Estado, o qual será sobreposto no centro de um escudo do tipo peninsular ou flamengo, em estilo clássico, na cor preta, com as inscrições Polícia Penal MS.
O Distintivo Metálico da PPMS destina-se a complementar a identificação funcional do Policial Penal do Estado de Mato Grosso do Sul, facilitando sua prévia identificação em operações ostensivas ou em serviços administrativos, exclusivamente quando não estiver usando o uniforme operacional e de instrução.
A normativa descreve que o distintivo é de uso obrigatório quando o Policial Penal estiver em serviço e o uso do fardamento não for obrigatório na atividade em que esteja exercendo.
As formas de uso, descrições e detalhes das características de cada elemento estão disponibilizados na regulamentação, disponível a partir da página 05 (clique aqui).