Campo Grande (MS) – Estão abertas as inscrições para o curso básico de Inteligência Penitenciária Nacional. Esta é a primeira capacitação oferecida após parceria firmada entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), e a Penitenciária Federal de Campo Grande (PFCG).
Os servidores interessados devem realizar a inscrição até esta sexta-feira (16.3), às 15h, somente por e-mail. Ao todo, foram disponibilizadas 30 vagas e serão preenchidas por ordem de chegada. O curso irá ocorrer entre os dias 19 a 23 de março, na próxima semana, de segunda a sexta-feira em período integral das 8h às 18h, com intervalo de almoço.
Segundo o diretor da Espen, Vilson Guedes, o curso faz parte das capacitações promovidas pela Escola Nacional de Serviços Penais, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “O objetivo dessa parceria é proporcionar aperfeiçoamento profissional aos servidores da Agepen, além de contribuir para um trabalho integrado entre o sistema federal e estadual”, destacou Guedes.
O agente penitenciário interessado deve encaminhar a ficha de inscrição (clique aqui!) para o endereço eletrônico: escolapenitenciaria@www.agepen.ms.gov.br. Lembrando que serão aceitas somente as fichas digitadas com todos os campos preenchidos corretamente.
Podem participar do curso os servidores em exercício na Agepen, que não tenham respondido ou respondam a Procedimento Administrativo Disciplinar e que não possuam antecedentes criminais. Demais informações do local do curso serão repassadas mediante inscrição por e-mail.
Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, essa qualificação é o início do cumprimento de uma parceria firmada, no início do mês, entre a instituição e o sistema penitenciário federal. “O foco desse trabalho conjunto é possibilitar um sistema prisional mais seguro e efetivo em Mato Grosso do Sul”, completou o dirigente.
Ao longo deste ano, também estão previstas capacitações nas áreas de intervenção e rotinas carcerárias, que serão ministradas no estado tanto a agentes do sistema federal quanto do estadual.
Texto: Tatyane Santinoni.