Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap) promoveram na manhã desta quinta-feira (11) um culto ecumênico alusivo a um ano de falecimento do agente penitenciário Carlos Augusto Queiroz de Mendonça, assassinado durante trabalho na Casa do Albergado de Campo Grande.
A cerimônia religiosa também marcou a homenagem aos demais servidores penitenciários já falecidos e foi conduzida pelo arcebispo da Igreja Católica Dom Dimas Lara Barbosa e pelo missionário José Renato Fernandes Gondim, que há 17 anos atua junto aos profissionais da Agepen.
Com orações, mensagens bíblicas e cânticos de louvor, o culto ecumênico foi marcado pela emoção da dor da perda de pessoas queridas e pela fé e esperança de melhorias para os servidores e para o sistema prisional como um todo para que incidentes e situações trágicas não aconteçam.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destacou que a realização foi solicitada pelo Sinsap e que foi uma forma de demonstrar carinho e gratidão aos agentes penitenciários que faleceram. Em oração, lembrou também dos servidores que estão enfermos e pediu sabedoria a ele e aos demais governantes “na condução da instituição para dias melhores”.
Emocionado, o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, ressaltou que histórias como de Carlos Augusto e de outros servidores penitenciários que faleceram em decorrência da profissão se tornaram símbolo para fortalecimento e união da categoria na construção de uma consciência mais crítica e na busca por melhores condições de trabalho.
Dom Dimas trouxe a leitura do Evangelho de João, Capítulo 11, que narra o milagre da ressureição de Lázaro por Jesus. Em sua reflexão, o arcebispo enfatizou que até Jesus chorou pela perda do amigo, assim como choramos quando pessoas queridas falecem. Também citou outra passagem bíblica, Romanos 8, versículo 31. “… Se Deus é por nós, quem será contra nós”, em referência à importância em se ter fé e acreditar.
O missionário José Renato referiu-se aos agentes como heróis e citou a passagem bíblica “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18), reforçando que é preciso passar pelas tribulações sem perder a fé e acreditar.
O culto ecumênico contou com a participação de servidores de várias unidades da Capital e de integrantes da Pastoral Carcerária.