Meditando sobre o que dizer na data de hoje aos agentes penitenciários de nosso Estado, me vieram à mente algumas palavras, como desafio, dedicação, responsabilidade, esperança e reconhecimento.
A palavra DESAFIO me fez lembrar da batalha bíblica que culminou com a luta do pequeno DAVI contra o gigante GOLIAS, que todos conhecem.
Trabalhar em um sistema prisional com déficit de servidores e de vagas nas penitenciárias e com inúmeras dificuldades estruturais que dificultam nossa segurança, é vencer um gigante a cada dia.
Diferente de DAVI, um jovem e inexperiente guerreiro em quem ninguém acreditava, nosso agente penitenciário tem curso superior, é experiente e diariamente dá mostras de que é um vitorioso. E, para ter vitórias nessas condições, devemos entregar, a cada dia, os nossos gigantes a Deus, porque Ele estará sempre conosco.
A palavra DEDICAÇÃO me fez lembrar a garra de águia com que nossos agentes lutam, agindo embasados no amor nas mais difíceis circunstâncias, como cantado em nossa canção. Há apenas cinco meses no sistema, tenho testemunhado, a cada dia, como nossos servidores são dedicados. Não procuram a solução de maneira fácil, mas têm como meta o trabalho e o esforço. Não são tomados pela indiferença, pelo contrário, estão preocupados com o bem estar da sociedade, porque sabem que os custodiados para ela voltarão e devem voltar melhores do que quando ingressaram em nosso sistema. Têm ambição sadia. Priorizam, sim, o material, mas jamais se esquecem do espiritual e têm coragem de falar e lutar contra a injustiça. São pessoas que amam a profissão e que têm compromisso com o que fazem.
Esse compromisso, me leva a falar sobre a terceira palavra, a RESPONSABILIDADE. Nosso agente prisional sabe que a segurança não pode falhar. Mas sabe, também, que a ressocialização deve ser nossa busca constante. E é graças a essa responsabilidade que nossos reeducandos têm acesso à escola, à saúde, ao trabalho e à assistência religiosa, com números que nos destacam no cenário nacional. Nossos agentes olham para o futuro com otimismo e esperança.
Ah! A ESPERANÇA, esta quarta palavra, é ela que nos move e nos sustenta. Na Bíblia Sagrada, em I Coríntios, 13:3, Deus diz que permanecem a fé, a esperança e o amor, três palavras que se interligam. Esperança é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; é confiança em coisa boa; é fé.
E eu não tenho medo de afirmar que todos os nossos anseios se concretizarão. Alguns a curto, outros a médio e outros a longo prazos. Mas, como cantado em nossa canção, o voo que a grande águia nunca fez, esse ela fará. Graças à nossa união, graças ao nosso profissionalismo, graças à sensibilidade de nosso Secretário de Justiça e Segurança Pública, graças à boa vontade política de nosso Governador, graças ao apoio dos nossos Deputados Estaduais, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos advogados e de tantas outras instituições e pessoas que estão envolvidas com o nosso trabalho no sistema prisional.
Portanto, hoje é dia de festa, porque também é dia de RECONHECIMENTO.
RECONHECIMENTO a todos aqueles que receberam a comenda que dedicamos a quem nos presta relevantes serviços, sejam autoridades, sejam servidores de nosso sistema.
Cada um dos que foram homenageados, podem ter a certeza de nossa gratidão. Que a medalha de nosso patrono, no peito de cada um, possa lembrá-los de tudo quanto já fizeram pelo sistema prisional de nosso Estado e do muito que ainda poderão fazer, nos ajudando a aprimorá-lo cada vez mais.
Recebam todos, pois, os nossos parabéns!
Ailton Stropa Garcia
Diretor-presidente da Agepen/MS