Campo Grande (MS) – Com ênfase na valorização do importante trabalho desempenhado pelos servidores penitenciários, mais de oito mil pares de luvas de látex serão distribuídas aos profissionais que atuam na linha de frente dentro e fora dos presídios da capital.
A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande e a Central de Execução de Penas Alternativas (CEPA), representadas pelo juiz Albino Coimbra Neto, que destinou recursos para aquisição dos materiais; além do Ministério Público Estadual, por meio da promotora de justiça Renata Ruth Goya Marinho.
Ao todo, foram investidos R$ 6 mil com a compra de 69 caixas com 100 luvas médias e 97 caixas com 100 luvas grandes, totalizando 16.600 unidades, ou seja, 8,3 mil pares. A ação foi coordenada pelas diretorias de Administração e Finanças (DAF), e Assistência Penitenciária (DAP) da Agepen.
Conforme a diretora da DAP, Elaine Arima Xavier Castro, a iniciativa integra as ações de combate à proliferação do coronavírus, as quais tem como objetivo contribuir para que os servidores atuem de forma preventiva e segura dentro das unidades penais do estado.
Também há tratativas com órgãos públicos para recebimento de outros materiais de higiene importantes no enfrentamento ao COVID-19. Esta semana estão sendo distribuídos mais 6 mil litros de álcool 70, oriundos da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na última semana, 3 mil litros do produto também foram doados e estão suprindo demandas dos servidores que atuam nos presídios da capital e interior.
Assim como o álcool 70, também foram entregues 200 litros de hipoclorito de sódio (desinfetante) e 200 litros de sabão líquido produzidos por detentos do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” – presídio de Segurança Máxima da capital.
Além disso, existem 16 pontos de produção de máscaras com mão de obra carcerária em unidades penais de Mato Grosso do Sul. As peças estão sendo entregues aos agentes penitenciários e atendem os Termos de Cooperação Mútua firmados com diferentes instituições parceiras, as quais são responsáveis pela doação de insumos e os materiais produzidos são destinados a hospitais, prefeituras, secretarias municipais de saúde, entre outros.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a preocupação com os servidores é constante e mobiliza diferentes órgãos públicos em prol da segurança e prevenção desses profissionais. “Máscaras, luvas, álcool 70 e sabão líquido estão sendo entregues às unidades penais de todo o estado, conforme as possibilidades, e auxiliam na prevenção durante o trabalho desenvolvido pelos servidores penitenciários”, reforçou o dirigente.
Texto: Tatyane Santinoni.
Fotos: Keila Oliveira e Tatyane Santinoni.