Com o objetivo de levantar indicadores detalhados e atualizados sobre as condições de saúde, segurança e qualidade de vida, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) enviou, por meio dos e-mails institucionais, um link para que servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), participem da “Pesquisa sobre Saúde, Segurança, Valorização e Qualidade de Vida”.
O resultado deste levantamento, que envolve também outras forças de segurança, subsidiará o desenvolvimento de políticas públicas e orientação na aplicação de investimentos na área, sendo importante que um maior número possível de profissionais participe. As respostas devem ser enviadas, no máximo, até o final deste mês de outubro.
“Neste momento de transição e de construção da identidade de Polícia Penal, é de suma importância que os integrantes da Agepen respondam completamente o questionário, pois esta é uma oportunidade ímpar de sermos vistos e ouvidos enquanto categoria sobre nossas necessidades, por aqueles que desenvolvem as políticas públicas”, destaca a servidora penitenciária Mônica Renata Dantas Mendonça, que atua na Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e está designada como ponto focal da pesquisa aqui no estado .
Além do diagnóstico, a pesquisa apontará intervenções que possibilitarão a construção de indicadores, que, posteriormente, serão utilizados como norteadores na elaboração de políticas públicas mais efetivas e que poderão atender os anseios da Polícia Penal.
“A criação de políticas, programas ou projetos dependem de um diagnóstico preciso, e ninguém melhor do que o próprio servidor, que conhece a realidade diária dos corredores de nossas instituições penais, para fornecer informações referentes à sua saúde, segurança, valorização e qualidade de vida”, ressalta Mônica.
Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, foram enviados 1.368 e-mails aos servidores da Agepen/MS; destes, apenas 97 profissionais responderam o questionário completamente (7,09%) e outros 48 iniciaram, mas ainda não concluíram as respostas.
Quem ainda não respondeu, só precisa acessar o e-mail institucional e localizar a pesquisa. Quem não identificar o e-mail da Senasp na caixa de entrada deve verificar no “lixo eletrônico/spam”. O e-mail do remetente é: pesquisa.senasp@mj.gov.br.
Em um processo totalmente sigiloso, os dados serão tratados coletivamente, diretamente pela SENASP e nenhuma informação pessoal será compartilhada.
As informações coletadas vão fomentar as ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pró-Vida). Com a Lei nº 13.675/2018, o programa passou a fazer parte dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.