Viver é mais que viver, a frase impactante que nos faz refletir sobre o real sentido de nossa existência é o título do livro de poesias recém-lançado pelo policial penal Júlio César Góes da Silva. Provocativo, o autor aborda, através da linguagem poética e filosófica, a “coisificação” do ser humano, impregnada na rotina desgastante do dia a dia.
Os textos se traduzem em uma aventura temática com diversidade de reflexões sobre ideologias conservadoras que procuram estabelecer “regimes de verdades” para uma suposta ordem ou normalidade social.
“A poesia objetiva tocar na emoção e na razão, fazer a poeira subir internamente, permitir a mudança. Viver é mais do que viver reflete a constante mudança do ser humano, e quem entende e busca isso, se torna uma pessoa melhor para si e para todos a sua volta, se torna um instrumento do bem”, ressalta o autor, que é formado em Psicologia e atualmente responde como diretor do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, em Jardim.
Dividido em Superego, Id e Ego, o livro caracteriza-se pela criticidade face às batalhas emocionais nas relações sociais e consigo mesmo. A primeira parte nos faz pensar sobre como o mundo impõe determinados comportamentos; a segunda nos faz ver como agimos diante do que sentimos e a terceira como nossas ações influenciam àqueles que conosco convivem.
“A obra com sua verve poética, é impregnada de experiências, vivências, toda uma existência que não se esgota na palavra dada, escrita, mas que transborda em sentimentos e realidades vividas e sonhadas”, descreve o professor-doutor, Anailton de Souza Gama, editor do livro.
Discorrendo nas quase 80 páginas, o leitor se nutre de escritas leves, mas ao mesmo tempo intensas, que não se esgotam na primeira passada de olho, servindo como um excelente livro de cabeceira tanto nos momentos de vazio existencial, como de felicidade e gratidão.
“A vida é sempre mais do que aquilo que nos apresenta como tal, pode e deve ser mais. E esse acreditar e entender, nos permite a busca e mudança sempre. Depende de nós vivermos esses processos, entender que somos únicos e que não somos chamados à mediocridade e alienação, mas às mudanças em nós e no mundo”, finaliza o autor.
Lançada no mês de março pela Gama Editorial, a obra “Viver é mais que viver” está à venda e interessados podem entrar em contato pelo telefone 67 99335-0415.