Presidente da Abravico, servidor da Agepen participa da inauguração de memorial às vítimas da Covid-19 pelo Senado

Categoria: Servidor | Publicado: segunda-feira, fevereiro 21, 2022 as 07:52 | Voltar

Instalado no Senado Federal, o memorial permanente para homenagear as vítimas da Covid-19 foi inaugurado, na última semana. Atuando como presidente da Associação Brasileira das Vítimas da Covid-19 (Abravico), o servidor penitenciário de Mato Grosso do Sul, Mauro Quijada, esteve presente na cerimônia, em Brasília.

Memorial é composto por 27 prismas, representando as unidades federativas.

O memorial, localizado na parte superior do Auditório Petrônio Portela do Senado, reúne 27 prismas de mármore, representando as unidades da Federação. Os prismas são iluminados internamente e simbolizam velas em honra das vítimas da doença no Brasil. O distanciamento entre as estruturas vai permitir aos visitantes um passeio entre as luzes.

Com cerca de 639 mil vítimas e mais de 27,5 milhões de casos de coronavírus registrado no país, a Associação foi instituída em outubro de 2020 com objetivo de promover ações de amparo imediato às vítimas diretas ou indiretas da Covid-19, os pacientes que apresentam sequelas motoras e cognitivas, bem como os familiares, os profissionais da saúde; trabalhadores e os grupos vulneráveis.

Lotado na Penitenciária Estadual de Dourados, Mauro conta que a ideia surgiu como a finalidade social como forma de representar a defesa dos interesses de quem sofreu, de alguma forma, com a contaminação da Covid-19.

Servidor ao lado do senador Renan Calheiros.

“A intenção é dar voz às vítimas, priorizando a população mais vulnerável como as pessoas idosas, com comorbidades e indígenas, por exemplo”, destacou, agradecendo a homenagem prestada pelo Senado Federal.

A proposta da homenagem foi apresentada por integrantes da CPI da Covid e aprovada, em outubro, no Senado. Participaram da inauguração do memorial: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o Vice-Presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues; o relator, Renan Calheiros; além de senadores e convidados.

Fotos: Divulgação. 

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.