Campo Grande (MS) – Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram na manhã desta terça-feira (16) da apresentação sobre o modelo de Gestão por Competência do Governo do Estado. A reunião foi realizada pela Coordenadoria de Gestão de Carreiras e Desempenho (Coged), vinculada à Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD).
Segundo a gerente de implantação do projeto, Ana Carina Verbisck, da Coged, a primeira etapa do processo é o levantamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para que os servidores possam desenvolver serviços de qualidade, definindo, assim, as competências gerenciais e essenciais de cada órgão da administração direta e indireta do Poder Executivo de MS.
Para isso, será disponibilizado via web um questionário do mapeamento das competências. A partir do dia 5 de setembro, o questionário estará disponível na página www.meritocracia.ms.gov.br para os servidores do eixo social, do qual a Agepen faz parte. Através desse questionário será possível avaliar quais as competências existentes e necessárias, bem como quais tipos de cursos de capacitação são necessários, entre outras questões.
Na segunda fase, prevista para 2017, será realizada a implantação do ciclo de gestão do desempenho e avaliação de desempenho individual, o qual poderá servir como norteador para as promoções por merecimento.
Por meio de vídeo, o governador Reinaldo Azambuja passou uma mensagem aos servidores penitenciários durante o encontro da Coged. “Com esse modelo queremos avançar na excelência do serviço prestado pelo Governo ao cidadão, valorizando, reconhecendo e aperfeiçoando a habilidade de cada um de vocês, em cada secretaria e órgão público, participe e nos ajude a construir um novo ciclo da administração pública em MS, com serviços mais eficientes e de melhor qualidade”, destacou.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, o programa representa um plano de excelência do serviço público que vai perdurar por vários governos. “Avalio de forma muito positiva, porque o Programa de Gestão por Competência, além de melhorar para o servidor, trará melhor atendimento ao cidadão. Sem contar que esse planejamento é de extrema importância para solidificação de um novo tipo de Governo”, declarou Stropa.
O dirigente destacou, ainda, a importância da participação dos servidores para a construção desse novo modelo de gestão. “É importante que todos os servidores respondam ao questionário, para que se possa fazer um diagnóstico mais completo, e, assim, se desenvolva as medidas necessárias”, ressaltou.
Presente na reunião, o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker, reforçou importância da colaboração de todos para a efetivação do projeto. “Cada um de nós tem o dever funcional da eficiência e eficácia, e a meritocracia vem reconhecer e valorizar aquele servidor que cumpre suas atribuições, que busca capacitação, que se dedica e dá o melhor de si todos os dias. Peço aqui a participação efetiva de todos, para que, dentro desses levantamentos possamos mostrar quem somos e principalmente, onde queremos chegar enquanto servidor e enquanto instituição” finalizou.
O encontro reuniu cerca de 100 servidores da Agepen no Auditório da Governadoria, sendo divididos em dois grupos de participantes. No decorrer da semana o Programa de Gestão por Competência, bem como o cronograma de ações, será apresentado para os demais servidores do eixo social, que envolve a Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Educação (SED) e Secretaria de Habitação (Sehab).