Campo Grande (MS) – Realizada por meio do projeto Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade, a reforma da EE Aracy Eudociak, no bairro Tijuca II, na Capital, foi realizada nessa quinta-feira (26.4). A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Secretaria de Estado de Educação (SED) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
A obra é a nona realizada pelo projeto e contemplou na EE Aracy Eudociak a troca do piso, revisão no telhado, sistema elétrico, ventiladores, hidráulica, pintura, banheiros, sala dos professores, biblioteca, quadra, fachada e jardinagem, deixando a unidade ainda mais agradável para a comunidade escolar.
Para a diretora da escola, Gisele Maria Bacanelli, a reforma superou as expectativas da comunidade escolar. “A escola está linda! Tudo o que foi proposto foi realizado e ainda foram além, construíram a biblioteca, almoxarifado, ampliaram a sala de recurso e separaram a sala de rádio”, destacou.
As obras são realizadas por detentos do regime semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. O transporte do presídio até o canteiro de obras e o salário são custeados pela SED. Os custos e materiais utilizados na reforma são pagos como parte do salário do detento. “Este é um projeto muito importante e significativo, especialmente para nós, da educação”, afirmou Josimário.
Desde 2014, o projeto Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade já passou pelas escolas estaduais Professora Brasilina Ferraz Mantero, Padre Mário Blandino, Professora Flavina Maria da Silva, Padre José Scampini, José Ferreira Barbosa, Professor Emygdio Campos Widal, Professora Alice Nunes Zampiere e Delmira Ramos dos Santos.
Com informações do TJ/MS e SED.