Campo Grande (MS) – Com cerca de um ano de existência e já tendo retirado mais de 600 pneus velhos do meio ambiente, o projeto “Arte com Pneus”, desenvolvido na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, rendeu aos servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Paulo da Silva Godoy, diretor do presídio, e Vinicius Saraiva de Oliveira, idealizador e coordenador da iniciativa, homenagem com “Prêmio Ecologia e Ambientalismo”, concedido pela Câmara Municipal da Capital, durante sessão solene realizada nessa quarta-feira (4.7).
Com o “Arte Com Pneus”, nas mãos de reeducandos da Máxima, pneus que não servem mais para uso viram balanços, carrinhos, pula-pula, entre outros vários brinquedos que contribuem para a diversão e aprendizado de crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino. O projeto já beneficiou 1,6 mil alunos de cinco centros de educação infantil já estando em fase de preparação a entrega do sexto parque.
A comenda concedida pelo Legislativo Municipal tem como objetivo valorizar os profissionais que tenham prestado relevantes serviços a sociedade através de pesquisa, trabalhos publicados, de iniciativa própria ou através de organizações e instituições de ensino.
“A importância dessa homenagem corrobora com os objetivos da Agepen, dar trabalho e estudo aos nossos custodiados, contribuindo no processo da ressocialização. A matéria-prima para a confecção do projeto é obtida de pneus descartados, onde muitos seriam jogados no meio ambiente. Ou seja, é um trabalho que, além de não poluir a natureza, contribui para a alegria de nossas crianças”, comemorou o diretor da Máxima, Paulo Godoy, após recebimento do prêmio.
O agente Vinícius Saraiva reforçou que o prêmio foi instituído para homenagear pessoas que de alguma forma diminuam os impactos no meio ambiente e colaboram na preservação. “Tanto pela parte dos apenados quanto das crianças o que senti foi o interesse por entender o porquê de se usar o pneu no projeto, e passaram a entender que podem também ajudar o meio ambiente. É uma ação também de conscientização”, destacou o agente penitenciário.
Presente na solenidade de outorga do prêmio, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, parabenizou os homenageados e destacou a importância desse tipo de reconhecimento pelo poder público. “Através de uma simples homenagem, que serve para refletirmos da importância de fortalecer as práticas de preservação da vida”, enfatizou.
A sessão solene de outorga do “Prêmio Ecologia e Ambientalismo” foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do chefe de Gabinete da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes, que representou o diretor-presidente da instituição, Aud Chaves, no evento; além de outros colegas de profissão dos agentes homenageados e familiares.
As indicações dos servidores da Agepen,Paulo Godoy e Vinícius Saraiva, foram feitas, respectivamente, pelo vereadores Delegado Wellington e Otavio Trad.
Fotos: Divulgação.