Cinco servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), lotados na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), receberam nesta quarta-feira (22) Moção de Congratulação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, pela interceptação de um drone avaliado em cerca de R$ 20 mil que arremessaria objetos ilícitos ao interior do presídio, em fevereiro deste ano. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Neno Razuk e o documento apresenta também assinatura do 1º Secretário da AL/MS, deputado Zé Teixeira.
A Moção foi entregue na própria PED aos servidores Gilberto Avelino Mendes, José Amadeu Gomes dos Santos, Leonardo Silva Sotolani, Cledson Machado do Amaral e Marcus Vinicius Souza Pompeu, e serviu para parabenizar pela ação que terminou também com a apreensão de drogas e fones de ouvido que seriam destinados aos presos.
“É muito gratificante receber essa homenagem reconhecendo o trabalho dos policiais penais que tem suas dificuldades, mas ao mesmo tempo um papel importante dentro da segurança pública do Estado. Também destacar o companheirismo na ação e a coragem dos servidores que estiveram nesta apreensão”, agradeceu Pompeu, um dos policiais penais homenageados.
A apreensão
No sábado, 13 de fevereiro, a equipe de plantão visualizou um Drone sobrevoando próximo ao raio II da PED com um malote no horário de sol dos reeducandos. Em uma ação articulada e bem coordenada, enquanto alguns dos servidores se deslocaram para impedir que os presos pudessem chegar ao malote arremessado, outros foram para a área externa da unidade e acompanharam o drone até descer em uma mata fechada.
Durante o flagrante, o operador do drone chegou a ser visto, mas conseguiu empreender em fuga deixando o equipamento com o controle no local. Também foram apreendidos dois tabletes de maconha, pesando cerca de 890 gramas, e fones de ouvido que seriam destinados aos presos.
Colaborou Renato Giansante, da PED.
Foto: Divulgação