Agepen abre em Campo Grande o 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida

Categoria: Valorização Profissional | Publicado: segunda-feira, abril 4, 2016 as 15:42 | Voltar

Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa, participou na manhã desta segunda-feira (4) em Campo Grande, da abertura do 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida, oferecido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) a 120 agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul.

Realizado pela Agepen,  por meio da Escola Penitenciária (ESPEN), com o apoio da Fundação Escola de Governo, o curso está sendo ministrado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do Distrito Federal, nas dependências do 20º Regimento de Cavalaria Blindada do Exército até o próximo dia 13 deste mês.

_MG_9854 copiar

Para o secretário de Segurança, cursos como o iniciado hoje vem ao encontro das metas e objetivos da atual gestão. “Faremos tudo o que tiver ao nosso alcance para que os servidores trabalhem mais felizes e satisfeitos, e para que devolvam as melhorias, treinamentos e qualificações recebidos à sociedade em forma de trabalho e segurança de qualidade”, garantiu José Carlos Barbosa.

Através do curso os agentes receberão capacitações para o aprimoramento das técnicas de revista, análise de estrutura e implementação de procedimentos, redução do contato físico, armamento e tiro, uso de equipamentos não letais, uso de tonfas e escudos, técnicas de imobilização, escolta armada e gerenciamento de crises. “Um marco na instituição, esse curso vem ao encontro dos anseios dos servidores e do Sindicato dos Agentes Penitenciários”, lembrou Ailton Stropa Garcia, diretor-presidente da Agepen.

_MG_9821

De acordo com o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, a realização do curso é resultado do trabalho conjunto e parceria entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários e o Governo do Estado. “Essa formação vai fazer com que os agentes penitenciários estejam preparados para prestar serviços mais qualificados e seguros tanto para os servidores como para os internos”, disse.

Em discurso, o presidente do Sinsap destacou, ainda, que a capacitação representa uma conquista para os servidores, já que é um dos importantes anseios da categoria. "Estaremos mais preparados e poderemos, no futuro, assumir tas as funções pertinentes aos sistema prisional, fortalecendo e valorizando a nossa profissão", disse.

A aula inaugural do 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida contou com presenças de diversas autoridades, entre elas o coronel do Exército Aluizio Lamim, representando o Comando Militar do Oeste, Francisco Gustavo Nascimento de Abreu, diretor da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal, da delegada Lúcia Falcão, o superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, diretora da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio Cesar da Fonte Nogueira e do procurador e ex secretário de Segurança Silvio Maluf, que recebeu da Agepen uma placa de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do sistema penitenciário do Estado, nos 15 meses em que comandou a pasta.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.