O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (24.4), a nomeação do novo diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, Creone da Conceição Batista, com contagem retroativa ao dia 4 de abril, quando o dirigente assumiu efetivamente o cargo.
A função de confiança foi instituída a partir da criação da Polícia Penal no estado, com a publicação da Lei n. 5.846, de 30 de março de 2022, que alterou e acrescentou dispositivos à Lei n. 4.490, de 3 de abril de 2014, que trata da reorganização da carreira penitenciária.
Servidor penitenciário de carreira desde setembro de 1989, o novo diretor-geral tem 57 anos e é policial penal da classe especial, requisito exigido pela legislação. Ele assumiu em substituição ao policial penal Valdimir Ayala Castro.
Especialista em Administração Penitenciária e Tratamento Penal, Creone já desempenhou diversas funções de confiança na Agepen, entre elas respondeu como corregedor-geral, última função ocupada, além de ter sido diretor de unidades penais nas cidades de Bataguassu, Cassilândia, Jardim, Dois Irmãos do Buriti e Campo Grande.
“Nosso trabalho é bastante técnico, responsável e com base na lei, buscando sempre a eficiência dos serviços prestados, além da evolução e o fortalecimento da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, com estruturação e motivação dos servidores”, destaca o novo dirigente. “Já tivemos grandes avanços e temos muito mais a conquistar”, finaliza.
O Decreto “P” N. 603, de 18 de abril de 2023 está disponível na página 157.