Brasília (DF) – Com intuito de fortalecer as políticas públicas promovidas em unidades prisionais de todo o país, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realizou, na última semana, o Curso para Otimização de Políticas Públicas no Sistema Prisional. A capacitação foi executada pela Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) e pela Diretoria de Políticas Penitenciárias do Depen (DIRPP).
O curso contou com a participação de servidores do sistema penitenciário de vários estados do país, trazendo diferentes perspectivas sobre o que pode ser aprimorado. E utiliza como metodologia exposições dialogadas, dinâmicas e exercícios em grupo entre os servidores e, desta forma, aborda a assistência ao interno e as alternativas penais do cárcere para que o sistema possa ser otimizado.
Com nove módulos, a capacitação teve como intuito abordar o campo de interação entre políticas públicas e política criminal, tratando sobre o que são políticas públicas e sua aplicação no sistema penitenciário brasileiro, debatendo sobre políticas de trabalho, de saúde, para mulheres, para grupos específicos, de assistência social e religiosa.
A chefe da Divisão do Trabalho da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Elaine Cristina Alencar Cecci, representou Mato Grosso do Sul na capacitação e destaca que a iniciativa também foi uma oportunidade de troca de experiências com outros Estados nas mais diversas áreas. “Muitos Estados têm boas práticas, como nós também temos, então podemos levar nossas observações e também conhecer e ouvir direto da fonte sobre iniciativas que estão funcionando em outros locais”, ressaltou.
Para Elaine, um curso em nível nacional pelo Depen também contribui para que novas ações sejam desenvolvidas em prol do tratamento penal mais humanizado e voltado para a reinserção social. “Temos que estar preparados para as oportunidades e para isso devemos buscar capacitação, como esta que o Depen promoveu”, finaliza.