Após fazer história como o primeiro diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, o policial penal Valdimir Ayala Castro deixou a função nessa terça-feira (4.4) e recebeu uma homenagem da diretoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), com a entrega de uma placa de “honra ao mérito”.
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou a ampla experiência do primeiro DGPP e agradeceu pela contribuição e pelos excelentes serviços prestados no desempenho de suas funções.
O dirigente reforçou o tratamento sempre muito respeitoso de Valdimir com as pessoas, assim como os demais membros da diretoria enfatizaram a sabedoria, a capacidade e a sensibilidade para gerir pessoas, tanto os servidores como a massa carcerária.
Durante a homenagem, foi destacado os quase 44 anos de experiência na carreira de Valdimir, com ampla bagagem de conhecimento e de vivência na área prisional, desde a parte operacional à burocrática, e de articulação com outros órgãos ligados à execução penal e de justiça criminal.
Em sua fala, o primeiro DGPP lembrou do avanço conquistado pela categoria, sendo o trabalho hoje ainda mais reconhecido pela Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e, cada vez mais, desempenhando funções importantes em meio à população.
“Gradativamente estamos sendo vistos pela sociedade, seja em postos de saúde, hospitais, Fórum da capital, ou mesmo pelas ruas durante as escoltas e com atuação de excelência com a especialização dos serviços, a partir da criação dos grupamentos”, comentou.
Valdimir pontuou que a luta por uma Polícia Penal cada vez mais fortalecida está apenas começando, que grandes passos foram galgados, mas que ainda há muito para conquistar. “E é com capacitação constante que vamos realizar nossas atribuições de forma cada vez mais responsável e com compromisso”, disse.
O ex-diretor-geral da Polícia Penal finalizou agradecendo por todo o apoio recebido neste quase um ano à frente desta função. “Sigo firme agora em um novo ciclo da minha vida profissional com a certeza de que deixei minha contribuição com muito esforço e dedicação. É com sentimento de missão cumprida que deixo hoje minha função”.
A dispensa de Valdimir Ayala Castro, como diretor-geral da Polícia Penal, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (5.4).
A publicação traz também a designação do policial penal Creone da Conceição Batista, atual Corregedor-Geral da Agepen, para assumir, interinamente, a função de diretor-geral da Polícia Penal.
Fotos: Tatyane Santinoni