Pioneiras da Agepen recebem homenagem no movimento das mulheres da segurança pública

Categoria: Reconhecimento | Publicado: quinta-feira, setembro 21, 2017 as 14:05 | Voltar

Campo Grande (MS) – Como forma de valorização da atividade profissional desenvolvida por mulheres na área de segurança pública, foi realizado o lançamento oficial do movimento, nesta quarta-feira (20). Durante a cerimônia, servidoras das turmas iniciais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) foram homenageadas.

O evento intitulado “Movimento Mulheres da Segurança Pública/MS” visa fortalecer a participação da mulher nas respectivas categorias. Promovido pela Associação dos Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (Aspra/MS), o movimento reúne todos os órgãos da segurança do estado.

A iniciativa tem por objetivo divulgar à sociedade o que é o movimento, bem como avançar no diálogo e conscientização acerca da importância da participação feminina nos diversos cenários da Segurança Pública.

Com 33 anos de carreira no sistema penitenciário, a servidora aposentada Maria Aparecida Pereira afirmou estar honrada com a homenagem recebida. “Ser lembrada de uma maneira tão positiva é motivo de muita alegria, foi ótimo poder estar neste movimento e ter contribuído para o início da atuação feminina na segurança pública do estado”, destacou.

Segundo a coordenadora do evento e diretora de mulheres da Aspra/MS, Betânia Kelly Rodrigues da Silva, a iniciativa visa promover e ampliar a integração e a efetiva participação dessas profissionais, nos debates, discussões, palestras, cursos, trocas de experiências profissionais, com o intuito de efetivar mecanismos para as melhorias nas condições estruturais de trabalho e ascensão profissional.

Além das agentes penitenciárias estaduais, participaram também do lançamento do movimento profissionais femininas das Guardas Civis Municipais, Agentes Socioeducativas, Detran, Agetran, Depen e policiais Militares, Civis, Federais, Rodoviárias Federais e Bombeiras Militares.

Durante o evento, foram ministradas duas palestras acerca do tema e apresentação de estatísticas nacionais da atuação feminina no cenário da segurança pública, com a pesquisadora do Fórum Brasileiro, Roberta Corradi Astolfi, e o presidente da OAB/MS, Dr. Mansour Elias Karmouche.

“Poder participar de um movimento como esse é muito importante, é uma injeção de ânimo; além disso, é muito bonito e emocionante ver a valorização de todas aquelas mulheres pioneiras ali sendo homenageadas, são agentes, delegadas, bombeiras, policiais, enfim todas reunidas recebendo a homenagem, essa integração é essencial”, declarou a agente penitenciária, Cláudia Regina Flores, lotada no Instituto Penal de Campo Grande.

Ag. Cláudia, ao lado da coordenadora Betânia, prestigiou a homenagem feita às pioneiras da sua profissão no estado e se disse orgulhosa pelo trabalho da mulher na segurança pública.

Presente no evento, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ressaltou que é de grande relevância valorizar o empenho e dedicação de mulheres pioneiras, que contribuíram para o sistema penitenciário. “Ajudaram a construir a história da Agepen, e são referências de trabalho para aqueles que as sucederam e às quais devemos nossos sinceros agradecimentos pelos serviços prestados”, concluiu o dirigente.

As servidoras penitenciárias foram convidadas ao evento por meio do Núcleo de Atendimento Psicossocial da Agepen . Segue abaixo a lista das homenageadas que integram as turmas iniciais da Agepen:

NOME ADMISSÃO
ABADIA TAVEIRA 20/06/1980